sexta-feira, 1 de maio de 2009

15 anos sem o ídolo


O ano de 1994 tinha tudo para ser um ano de muitas alegrias para o povo brasileiro, com a Copa do Mundo, Ayrton Senna cada vez mais presente nos corações de cada cidadão (qual família não acordava no domingo de manhã cedo e assistia junta as corridas somente para ver o Senna?)e a certeza de um ano de glórias e muita festa. Porém, o destino pregou uma peça muito ruim com a morte de um dos maiores ídolos de todos os tempos de nós brasileiro, que somos tão carentes de ídolos e pessoas que sirvam de exemplo.

Mesmo tendo apenas seis anos quando Ayrton Senna morreu, me lembro nitidamente de suas corridas memoráveis que tinha o prazer de assistir com meu pai aos domingos de manhã em casa. Quem nunca se emocionou escutando TEMA DA VITÓRIA e ouvindo Galvão Bueno gritar AYRTON AYRTON AYRRRRRRRTOOONNN SENNNNAA DO BRASIL!!!

Escrevo esse post ouvindo em alto e bom som o Tema da Vitória e lembrando de algumas cenas do Senna, como quando ele bateu com o carro e como estava bandeira amarela ele pegou carona sentado na asa de um piloto (não lembro direito porque eu era criança).

Lendo o especial Ayrton Senna no site da Globo.com vi o porque dele ser tão talentoso e vitorioso. O rei da chuva como era conhecido, na primeira corrida sobre temporal, perdeu a corrida por não saber andar naquele piso escorregadio. Após essa derrota dolorosa, Ayrton Senna treinou sem parar para corrigir sua principal deficiência. Isso mostra que Ayrton não era apenas um exemplo nas pistas, mas um exemplo também fora dela, em que nos mostrava que com perseverância e muito trabalho conseguimos chegar ao topo.

"Cada vez que chovia em São Paulo, o Ayrton ia para qualquer canto da cidade com o kart e ficava treinando até escurecer. Quando chegava em casa, ele parecia um pinto molhado e fez isso milhões de vezes. Por isso, ele virou o Rei da Chuva" - declarou sua irmã.

Qual piloto antes de cada corrida andava a pé por todo o circuito para ver as curvas e ver como poderia guiar ao limite sem risco de erro? Assim, ele pode nos deixar deixar um legado de vitórias memoráveis, de ultrapassagens que ficarão para sempre na história da Fórmula-1, de poles positions conseguidas mesmo tendo um carro completamente inferior, de largadas dignas de um herói, de voltas nas pistas dignas de um guerreiro que jamais desiste...

Lembro da angústia que senti quando vi o acidente. Lembro do desespero dos brasileiros para saber o estado de saúde de Senna. Lembro de ter visto milhões e milhões de pessoas pelo mundo chorando a morte de Senna. Lembro da comoção dos brasileiros no dia do enterro. Lembro que quando estava vendo na TV o enterro do Senna, foi a primeira lágrima que escorreu dos meu olhos pela morte de um herói, uma pessoa que eu admirava e como criança o via como um ídolo maior dentro do esporte. Lembro de minha mãe entrando no quarto e vendo meu choro em frente a TV me dando um abraço de consolo, já que foi não somente uma perda para o esporte, mas sim para o Brasil. Lembro de quando ouvia o Tema da Vitória e meus olhos se enchiam de lágrimas ao lembrar do meu primeiro ídolo no esporte (até hoje quando escuto fico um pouco emocionado).

Senna deixou um vazio no mundo após sua morte, a morte de um vitorioso que não tinha medo do trabalho, da luta, da persistência. Porém, ele nos ensinou que com luta, garra e não desistindo podemos conquistar nossos sonhos.

Deixo aqui essa pequena homenagem ao meu primeiro e eterno herói dentro do esporte. Deixo aqui minha felicidade em ter visto essa fera nas pistas, deixo aqui minhas lágrimas de saudades de ver aos domingos de manhã o Tema da Vitória sendo dirigido a ele. Enfim deixo aqui apenas um grão de areia do tamanaho de uma homenagem que Senna merece por tudo que fez no esporte e na vida.

OBRIGADO SENNA POR TUDO!! VOCÊ FOI E SEMPRE SERÁ MEU GRANDE HERÓI DENTRO DO ESPORTE.

Clique aqui veja o primeiro título mundial de Senna

Os dois vídeos a seguir estão as cenas mais emocionantes de Senna, a primeira é Senna sendo campeão mundial no Brasil depois de correr sem câmbio e mostrar todo seu talento e o segundo vídeo mostra a paixão do brasileiro por Senna que o carregou nos ombros após vitória no GP do Brasil.



9 comentários:

David JC disse...

justíssima homenagem ao grande Senna..parabéns.

Anônimo disse...

Mais um post de bosta sobre a bosta do Senna na bosta da internet. Haja falta de criatividade...

Mama disse...

parabeeeens pelo blog ta otimoo amor!

Impasse Livre disse...

Grande post, fica aqui o nosso endosso ao lamento pela morte do ícone Senna! abs, leandro

Mini Hang Loose disse...

gostei da post... bela homenagem... e blog legal...

Livia Queiroz disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Livia Queiroz disse...

HOMENAGEM MERECIDÍSSIMA...
N SOU AMANTE DE ESPORTES, DE FORMULA 1 MTO MENOS...

MAS ELE CONSTRUIU UMA CARREIRA BRILHANTE E CREIO EU QUE ELE TENHA O RESPEITO DE TODOS OS BRASILEIROS...

AO CONTRÁRIO DO QUE DISSE O "SEUVICIO" AÍ EM CIMA, O SENNA N FOI UM BOSTA.
BOSTA É QUEM SÓ FALA BOSTA SEM NENHUMA BOSTA DE MOTIVO APARENTE! RSRSRS

Tuany Baron disse...

muito boa a homenagem, no meu blog tambem fiz uma.
e ao 'seuvicio' se todos estao homenageando-o, acho que ele nao foi bosta, e criticas construtivas sao bem vindos.

http://porqualquerrazao.blogspot.com

Gustavo Borges disse...

Muito bela a homenagem. Senna foi um dos meus ídolos. E valeu pela visita ao Blog NGJ.

www.ngj-rj.blogspot.com